Flor de magnólia 9.1 - Fonte STUEBER. http://pt.wikipedia.org
A magnólia é uma espécie de planta que produz flores rosas ou brancas.

As florestas temperadas decíduas são biomas que podem ser localizados nos Estados Unidos, na Europa, na China, na Coréia e no Japão. Uma característica marcante, diferente dos biomas anteriormente mencionados, é que nela há as quatro estações: outono, inverno, verão e primavera. Isto significa que o verão é quente e o inverno é rigorosamente frio, além do que é uma região rica em biodiversidade.

A floresta é considerada uma região arbórea composta de árvores como o carvalho, castanheira, magnólias, bordos, faias e nogueiras. Também há vegetação herbácea e arbustiva bem desenvolvida. A floresta temperada é chamada de decídua porque durante o outono ou no início do inverno as folhas das árvores tendem a ficar com a cor vemelho-alaranjada e por fim caem. A queda das folhas é muito importante para a sobrevivência dos vegetais durante o inverno, pois visto que a água no solo congela a árvore sofreria de seca por não conseguir absorvê-la. A perda das folhas a ajuda economizar água, e durante o inverno não pratica a fotossíntese. Ela não morre porque, durante a estação fria, as suas raízes têm reservas nutritivas para a sua sobrevivência. As folhas caídas são importantes ainda por um outro motivo. São utilizadas como alimento por muitos seres vivos. É comum nevar bastante durante o inverno, o gelo, porém, derrete-se rapidamente. Os animais, na sua maioria, hibernam durante esta estação.

DE OLHO NA IMAGEM

Floresta de Carvalhos
9.2
Floresta de carvalho com folhas todas caídas, outono
9.3

As imagens acima representam uma floresta de carvalhos. Como pode notar já no início do outono as folhas das árvores começam a perder sua coloração verde para uma vermelha alaranjada, e como pode observar na foto a direita, entre o final desta estação e o início do inverno as árvores perdem as suas folhas até não ficarem com nenhuma.

Floresta de bordos
9.4
Folhas de uma árvore de bordo
9.5 - Fonte: RCS. http://www.digitalphoto.pl

Outra espécie de árvore que faz parte da flora das florestas temperadas são os bordos, árvores bonitas que embelezam a paisagem durante o outono.

Floresta de faia
9.6 - Fonte: GRANDMONT. http://pt.wikipedia.org
Folha de faia
9.7

As faias são vegetais com uma beleza exuberante que se destacam ainda mais nas cores do que as árvores anteriormente mencionadas, pois, além de atingir cores vermelho-alaranjadas, ela chega também a ter uma cor verde-rosada, deixando ainda mais viva a paisagem.

Árvore castanheira
9.8
Semente da castanha
9.9

A castanheira é uma árvore bem típica das florestas temperadas e bastante conhecida por nós brasileiros. É dela que se origina a castanha-portuguesa, semente usada para a nossa dieta, às vezes torrada como muitos preferem degustar. Como podem observar, as sementes da castanha se desenvolvem dentro de um ouriço.

Os animais arborícolas são representados por muitos roedores como o esquilo e aves como os picancilhos. Os roedores em contato com o solo servem de presa para animais como a raposa e doninha. Outros mamíferos que compões este bioma são os ursos, veados, cabritos-monteses e javalis. Infelizmente, animais estes que raros são achados.

As aves de rapina e insetívoras são encontradas em abundância. Todavia, o nicho ecológico delas é bastante diversificado, sendo separado por andares, regiões divididas por altura, onde nidificam e procuram alimento. Numa floresta de carvalhos na Eslováquia, 15% das espécies de aves nidificam no solo, 25% nas ervas e nos arbustos, 31% fazem seus ninhos em troncos de árvores ou sobre eles e 29% na folhagem. Notamos assim que a competição entre elas por abrigo não é tão acirrada, contudo, 52% dessas espécies procuram seu alimento no solo. Assim, entendemos que pela subsistência a competição pode ser maior.

CURIOSIDADES

O urso Kermode

Urso espiríto deitado na floresta 9.10 - Urso Kermode, também conhecido como urso espírito. Vive na floresta da Colúmbia Britânica, costa oeste do Canadá.

Imagine encontrar um urso branco dentro de uma floresta! Não precisa se assustar, pois não é o urso polar. Em um único lugar no planeta é possível ver este tipo de urso, localizado em uma floresta temperada a oeste do Canadá, na Colúmbia Britânica. Este urso é chamado de urso Kermode, também conhecido como urso espírito. É um animal muito raro de se ver e atualmente ele é protegido pelo governo, sendo aplicada uma multa de cerca de 170 mil reais a quem atirar nele.

Uma das pessoas que fora privilegiada em ver este animal é Paul Nicklen, fotógrafo que ficou pelo menos dois meses a procura dele. Este urso já chegou a ser considerado um mito de histórias nativas, pois era difícil de acreditar que um animal desse tipo vivesse numa floresta.

Este urso tem uma aparência fantasmagórica, motivo por ser chamado de urso espírito. Ele surge pelo cruzamento de ursos negros, que por um erro genético acaba por nascer branco. Fica assim definido que o urso Kermode é uma subespécie do urso negro.

Segundo estudo feito por cientistas, o urso espírito é 33% mais eficaz do que os ursos negros na hora de caçar um salmão para sua refeição. A sua pelagem branca ajuda-o a confundir o peixe durante o dia, que não consegue perceber que o urso está a sua espera. À noite, porém, os dois tipos de ursos podem ter o mesmo sucesso na hora de caçar os peixes.

Urso Kermode e urso negro brincando 9.11 - Urso Kermode brincando com um urso negro.
Urso de Kermode com peixe na boca 9.12 - Urso após caçar um peixe no rio.

Fonte das fotos: NICKLEN APUD http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=20550